terça-feira, junho 10, 2008

Casa Vazia

andei prestando atenção
em mim e nos meus pensamentos
ultimamente
tenho pensado muito
eu mesma nem sei em que
que tantas coisas são essas que me passam pela cabeça
que me prendem os olhos no horizonte
bem distante, que só existe
na parede branca
do meu quarto
passo dias e mais dias
no meu quarto
encarando o horizonte
e pensando
não sei no que
às vezes me questiono
como se eu e eu fossem duas pessoas
- que é que você tanto encara?
e a resposta não sai
não sai nada
nem um sorriso de volta
não vem
nem uma lágrima
só aqueles olhos de quem não vê o que tem na frente
só os meus olhos me olham e não me respondem
mesmo o espelho não reflete minha alma
meu reflexo não me encara de volta
ele encara o vazio
e só

eu estou presa dentro dessa carapaça
corpo antigo e sem alma
é como se eu habitasse uma casa que já não é mais minha
às vezes é até difícil me imaginar
mais nova
aqui dentro
como eram os meus risos
como eu mastigava a comida
como eu conversava com o Alberto
e com o Zé, e com a Vitória
como era possível
eu não sei
é como lembrar de um antigo amor
um que já passou, que não faz mais sentido
e não conseguir mais se imaginar
vivendo tudo aquilo
eu não consigo mais imaginar
como era esse corpo em vida
esse corpo
que hoje é coisa desconhecida
não reconheço
nem o nariz
nem as mãos
nem as pernas
nem uma costela
nem esse olhar que nada encara

eu sinto que essa casa
contudo é habitada
por outra pessoa
há mais alguém aqui
sim, há
sinto sua presença
justamente nesse vazio
e
sinto que ela que sabe de mim
me observa
me avalia
tenho medo
com quem será que divido esse espaço?
quem é que
silenciosamente
ocupa
os espaços que desprezo?

tento me pegar desprevenida
tento saber pelo reflexo do espelho
que alma penada me habita
será apenas o vulto
a sombra
da minha vida antiga?
daqueles mesmos sorrisos
e conversas
e mastigares
que deixei para trás?
tenho medo de me encontrar
por aí
aquela que era eu
riria-se de mim
me mataria de vergonha
ao me encontrar
eu sei
eu me jogaria na cara
a minha covardia
o meu medo
o meu esconderijo
aqui
nessa casa vazia

Bárbara Nunes (2008)

Nenhum comentário: